Este é um blog livre, terá um pouco de tudo. E esse tudo, terá: receitas, pensamentos, fotos, impressões da filha da Tereza.

"Devemos apreender o melhor dos outros e dar o melhor de nós mesmos." ( Geneviève Hennet de Goutel )

Garanto que neste espaço, terá o melhor do que eu aprendi com a minha mãe, Tereza, e o melhor de mim. Pois, "sou a melhor pessoa que consegui ser". Acredito que somos o melhor que conseguimos ser, de acordo com a história de cada um.

Todavia, isto não nos impede de querermos aprender sempre, então... compartilhe comigo!

Abraços, Lya Stella.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Pequenos Gestos de Amor

Estou relendo um livro de que gostei muito: "Pequenos gestos de Amor", de Piero Gribaudi.
A cada releitura de uma obra percebo algo novo, e, desta vez, talvez pela maturidade, percebo o quanto é necessário que cultivemos o amor por nós mesmos, mas, acima de tudo, para com o próximo!
E o próximo não são os que me são caros, pelo contrário, um gesto da amor Cristão deve ser dado aos desconhecidos, aos que não entendemos bem, aos que não contam com o nosso bem querer.
Tal prática, penosa, deve ser nosso exercício de Fé na transformação social. Esta transformação não é a dos outros, mas nossa, para com o outro e a vida, sendo mais amorosos conosco, não exigindo demais de terceiros e espalhando "pequenos gestos de amor", transformamo dias comuns, problemas e o mau humor em uma "onda" de amizade.
Precisamos amar mais, e amar é compreender, surpreender, ser suave e manso. Atualmente, ninguém quer ser manso, todos querem ter "atitude", "gênio forte", sendo que com a força nada vem de forma tranquila.
Custei muito a compreender que, como diz a minha mãe Tereza, que não é com "vinagre que se pega a abelha, e, sim, com mel"!
"Ser suave para ser querida, amar mais que ser amada, pois é ofertando que se receberá". Então, relembrando esta frase, ofereço este post de reflexão.
Segue, também, uma lista de "pequenos gestos de amor", que consta no livro que comentei e que espero, assim como ocorreu comigo, quem vier a ler este post sinta-se estimulado a amar sem olhar a quem!
Com amor, Lya.
PEQUENOS GESTOS DE AMOR:
  • Emprestar algo - tem 4 resultados possíveis e 3 são negativas: o que é devolvido volta, ou intacto, ou estragado ou não recuperamos mais ou nos é pedido de volta. De qualquer forma, emprestar algo, sempre é um sinal de grande magnanimidade e desprendimento (prática que devemos exercer com maior frequência);
  • Conciliar humores - pequenos ajustes de humor, pequenos gestos de amor! Principalmente para o mal humorado, rsrs.
  • Bravo, Bravíssimo - falar um "Bravo!" a quem merece. aquele grão de gratuidade, único a dar à ação humana a sua beleza e característica, ainda que a ação seja insignificante. Porque não exaltar o lado bom do outro em vez de achar apenas os defeitos?
  • Atender ao telefone sorrindo, faz com que a pessoa do outro lado da linha sinta a boa energia que vem de você! Pequeno gesto de amor, que faz uma grande diferença para quem ouve! Experiência própria!
  • Gestos de amor microscópicos. Como se houvesse um "duende mágico"! Exemplos: colocar um chocolate na gaveta do marido, uma borracha nova no estojo do filho, um frasquinho de perfume na penteadeira da irmã. Um bilhetinho para uma amiga para dar ânimo, apontar um lápis para um colega de trabalho, trocar o galão de água da casa dos avós.
  • Rezar por quem nos quer bem e também para o contrário é uma forma de amar e quem sabe até desfazer dissabores!

PS: As notas em vermelho são as minhas opiniões e dicas, inspiradas no texto do autor. Acima, segue a foto do livro e de um chaveiro de cupcake de crochet, pequeno gesto de amor que recebi de minha vizinha e amiga, D. Florimar, que possui um blog, Patch Flor, com seus trabalhos lindos, cujo endereço é o seguinte: http://patchflor.blogspot.com/.

2 comentários:

  1. Com suas opiniões e dicas, deu vontade de ler... Vc trás sempre algo bom ao próximo. Vc é a própria bondade.
    Um bjo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse post. Ele reflete exatamente como vc é:
    Delicada!
    Amorosa!
    Evoluida!
    Bjs

    ResponderExcluir