Este é um blog livre, terá um pouco de tudo. E esse tudo, terá: receitas, pensamentos, fotos, impressões da filha da Tereza.

"Devemos apreender o melhor dos outros e dar o melhor de nós mesmos." ( Geneviève Hennet de Goutel )

Garanto que neste espaço, terá o melhor do que eu aprendi com a minha mãe, Tereza, e o melhor de mim. Pois, "sou a melhor pessoa que consegui ser". Acredito que somos o melhor que conseguimos ser, de acordo com a história de cada um.

Todavia, isto não nos impede de querermos aprender sempre, então... compartilhe comigo!

Abraços, Lya Stella.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Unhas, faça você mesma!

Acho que todas as mulheres gostam de estar sempre bonitas e apresentáveis. Contudo, sei que ter dinheiro faz a diferença para que a boa apresentação ocorra.
Pensando nisso, e também porque não é sempre que temos o "dimdim" sobrando na carteira, para poder nos dar esse mimo é que posto como devemos fazer pra ficarmos com as mãos bonitas em qualquer situação.
Antes de tudo, temos que ter os seguintes produtos para nos auxiliar:
  • alicate de cutícula (para retirar o excesso de cutículas);
  • alicade de unha ou tesoura pequena (para cortar as unhas);
  • lixas de unha;
  • separador de dedos (para os pés) ;
  • espátula para empurrar a cutícula;
  • base para as unhas;
  • oléo secante;
  • esmaltes, de acordo com o gosto pessoal;
  • creme para as mãos;
  • removedor de esmaltes;
  • algodão;
  • polidor de unha;
  • pauzinho de laranjeira (ajuda na hora da limpeza do esmalte).

Esses seriam os materiais básicos para que, mesmo sozinhas, possamos deixar nossas mãos bonitas. Atualmente tenho usado, e gosto bastante, aquele kit que em alguns salões de beleza utilizam, e que é encontrado em casas de cosméticos.

O kit, é composto de lixa de unha, pauzinho de laranjeira e uma luva (ou meia, se para os pés) de plástico com creme dentro. Segundo consta nas embalagens destes kits, o creme é um emoliente profissional, com sistema de proteção anti-germes, com pó hemostático (bom para cicatrizar os famosos "bifes"), carga de cálcio e queratina (para fortalecer as unhas), bem como, ainda, na composição há polímero fixador de esmaltes.

Se tem tudo isso e faz tudo o que promete, sinceramente não sei, mas gosto da praticidade, higiene e do cheirinho e a hidratação que deixa em minhas mãos!

Seguem os passos para você fazer suas unhas sozinha:

  1. Retirar o esmalte antigo com algodão e removedor;
  2. Lixar as unhas com o formato que mais lhe agradar (redondo ou quadro e curto ou longo);
  3. Essa seria a hora de lançar mão das luvas do kit, mas, caso não tenha em casa, utilizar o bom e velho potinho com água quente e um pouco de creme dentro, pois te auxiliará a amolecer a cutícula (afinal, você está em casa, e não será anti-higiênico);
  4. Depois de amolecida a cutícula, empurre-a com a espátula, que é o instrumento próprio para te auxiliar;
  5. Depois de empurrada, utilize o alicate para a cutícula para retirar o excesso que obteve quando da realização do passo número 4. Vale lembrar que o alicate será utilizado seguindo a linha da cutícula, que estará em relevo por ter sido empurrada, deixando claro que é somente o excesso que será retirado para não ter lesões e, consequentemente, contaminações;
  6. Depois de lixada e retirada a cutícula, é hora de passar o polidor de unha. Este é como uma lixa de unha, mas menos áspera, que auxilia a retirada de ondulações, bem como dá brilho para a base da unha, e preparando para a próxima etapa, que é a da base e da coloração;
  7. Nesta etapa, passa-se a base para as unhas de modo que cubra a unha em si e um pouco das bordas do dedo (aspecto borrado). Tal procedimento auxilia na hora da limpeza e retirada do excesso de esmalte;
  8. Depois da base, usa-se o esmalte de sua preferência. De preferência, utilizar "demãos" do esmalte para que a cor fique bem fixa, exceto se for esmalte do tipo "camada única";
  9. Agora é a hora da limpeza, que já deverá ter iniciando com o uso do pauzinho de laranjeira quando da pintura com o esmalte, fazendo bem o contorno da unha e, depois, com o uso do mesmo pauzinho enrolado em algodão embebecido em remover;
  10. Por fim, utiliza-se o óleo secante ou o extra brilho, que é uma dica para a duração do brilho do esmalte, exceto se não tiver optado pelo esmalte de efeito fosco (tendência que apareceu ano passado).

Você poderá utilizar, também, adesivos para decoração de unha.

Esta é a minha dica do dia, mas, caso você tenha a possibilidade de estar nas mãos de profissionais da beleza, vá e aproveite! Nada melhor do que ter acesso às coisas boas da vida!

Bjoooo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário