Este é um blog livre, terá um pouco de tudo. E esse tudo, terá: receitas, pensamentos, fotos, impressões da filha da Tereza.

"Devemos apreender o melhor dos outros e dar o melhor de nós mesmos." ( Geneviève Hennet de Goutel )

Garanto que neste espaço, terá o melhor do que eu aprendi com a minha mãe, Tereza, e o melhor de mim. Pois, "sou a melhor pessoa que consegui ser". Acredito que somos o melhor que conseguimos ser, de acordo com a história de cada um.

Todavia, isto não nos impede de querermos aprender sempre, então... compartilhe comigo!

Abraços, Lya Stella.

domingo, 13 de março de 2011

Lugar de homem é na cozinha!

Uma das coisas de que mais gosto no avanço das sociedades é o fato de que certos estigmas estão sendo derrubados, como, por exemplo, de homem não cozinhar. Atualmente, creio eu, e isso sem machismo algum, os homens têm mostrado maior êxito que nós, mulheres, nessa arte.
Como já mencionei em outra postagem, estou engatinhando na culinária. Minha mãe, Dona Tereza, não foi uma grande incentivadora nesta área (embora cozinhe muito bem, isso não é corujice de filha), sempre temendo que o meu foco principal, o estudo, fosse deixado de lado. Assim, quando me casei, contei com um superintensivo de culinária que ela me deu, e também com a ajuda do meu marido. rsrs
Isso mesmo, meu marido sabia cozinhar melhor do que eu quando me casei! Devo a ele muitas aulas de culinária, apoio e paciência nos meus primeiros meses "pilotando o fogão".
Então, hoje posto uma das especialidades do "chef de cuisine" que tenho em casa, rsrs, o risoto de camarão do meu marido!
Risoto de Camarão by genro da Tereza:
Ingredientes
Para o risoto:
- 400 gr de arroz para risoto, tipo arbóreo;
- 500 gr de camarão médio limpo;
- camarões pistola para decorar (entre dois e quatro por prato);
- 1 cebola média;
- 1 copo de vinho branco seco de boa qualidade (quanto melhor o vinho, melhor o risoto);
- 100 gr de manteiga sem sal;
- um maço de ciboullete (cebolinha francesa);
- uma colher de sopa (rasa) de páprica doce;
- 200 gr de queijo mascarpone (ou queijo cremoso, da marca Filadelphia, mais barato);
- 300 gr de queijo parmesão ralado;
- sal e pimenta do reino.
Para o caldo:
- cascas, cabeça e rabo de camarão;
- ramos de alecrim
- folhas de louro.
Para fazer o caldo, encha uma panela com 2 litros de água. Junte as cascas, os rabos e cabeças de camarão, os ramos de alecrim e as folhas de louro. Deixe ferver até reduzir para 1 litro, aproximadamente. Coe o caldo, passando para outra panela e mantenha-o aquecido, quase em ponto de fervura.
Frite os camarões antecipadamente, em uma panela bem quente, com manteiga e azeite de oliva, por cerca de 20 a 30 segundos cada lado, tirando-os da frigideira logo em seguida. Eles parecerão crus, mas essa dica é preciosa para que não fiquem borrachudos, já que, mesmo fora da panela, manterão calor para chegar ao ponto correto de cozimento. Frite os camarões médios em pequenas porções, pois, caso contrário, juntará muita água na panela.
A ideia do risoto é simples: é um processo em que o caldo vai sendo adicionado ao arroz, em conchas, uma por vez. Quando evapora a água, torna-se a colocar outra concha, e assim por diante. Não se deve deixar de mexer.
Comece o risoto fritando a cebola em um pouco de manteiga e azeite de oliva. Quando estiverem transparentes, junte o arroz. Refogue ligeiramente e acrescente o vinho branco, sempre mexendo. Quando evaporar, continue o processo, agora com o caldo de camarão.
Quando perceber que está próximo de ficar pronto (o arroz chega ao ponto de "al dente"), acrescente uma última concha de água. Antes do caldo evaporar (ou seja, diferentemente das vezes anteriores, você deixará um pouco de água), junte o queijo cremoso e o parmesão. Mexa um pouco, até que se incorporem ao risoto, junte a páprica, os camarões médios fritos e a cebolinha, picada finamente. Acrescente pimenta do reino e corrija o sal. Por fim, coloque a manteiga, gelada e cortada em cubos, o que dará brilho e cremosidade ao risoto.
Coloque as porções nos pratos, acomode os camarões pistola no topo e decore com duas cebolinhas.
Serve quatro pessoas.
Sirva com um vinho branco da uva chardonnay, brasileiro, chileno ou argentino, que são bons e acessíveis para nós.
Bom apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário