Este é um blog livre, terá um pouco de tudo. E esse tudo, terá: receitas, pensamentos, fotos, impressões da filha da Tereza.

"Devemos apreender o melhor dos outros e dar o melhor de nós mesmos." ( Geneviève Hennet de Goutel )

Garanto que neste espaço, terá o melhor do que eu aprendi com a minha mãe, Tereza, e o melhor de mim. Pois, "sou a melhor pessoa que consegui ser". Acredito que somos o melhor que conseguimos ser, de acordo com a história de cada um.

Todavia, isto não nos impede de querermos aprender sempre, então... compartilhe comigo!

Abraços, Lya Stella.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Bolo para o Café da Manhã

Quando casamos, aprendemos a conviver com hábitos, na grande maioria, distintos dos quais fomos criados. Comigo foi assim. Meu marido tem o hábito familiar de comer bolo diferente a cada semana. Já na casa em que fui criada, durante minha infância tal quitute somente era feito em datas comemorativas (normalmente aniversários). Assim, estranhei, inicialmente, ter que fazer um bolo por semana logo após nossas bodas. Contudo, agora, com quase quatro anos de casada, esse "ritual" já é uma prática que faz parte da rotina do meu lar. Então, posto hoje uma das receitas que faço para agradar ao meu marido. É um bolo simples, sem recheio e que agradará aos amantes do nosso tradicional cafezinho, já que será um bom acompanhamento para este momento. Segue abaixo a receita, que foi retirada do livro "O Grande Livro de Receitas de Cláudia": Bolo Para o Café da Manhã Ingredientes:
  • manteiga para untar;
  • 4 ovos (clara e gema separadas);
  • 1 xícara de manteiga;
  • 1 xícara e 1/2 de açúcar;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 1/3 de xícara de leite.

Modo de Fazer:

Na batedeira, bata as claras até formar picos firmes. Reserve. Em outra tigela, junte a manteiga, o açúcar e as gemas e bata bem. Adicione a farinha de trigo misturada com o fermento em pó alternando com o leite. Bata até obter um creme liso. Junte as claras reservadas e misture com cuidado. Coloque a massa na fôrma preparada e leve ao fono por 35 minutos, ou até que, ao enfiar um palito no centro, ele saia seco. Deixe amornar. Desenforme e sirva.

Rendimento: 15 porções.

Dica: Preaqueça o forno (200ºC). Unte com manteiga 1 forma (buraco no meio) de 25 cm de diâmetro.

Bon appétit! Amusez-vous!

Um comentário:

  1. Sou quase um desastre na cozinha. Vou arriscar com essa receita, quem sabe consigo surpreender...
    Um beijo doce.

    ResponderExcluir