Este é um blog livre, terá um pouco de tudo. E esse tudo, terá: receitas, pensamentos, fotos, impressões da filha da Tereza.

"Devemos apreender o melhor dos outros e dar o melhor de nós mesmos." ( Geneviève Hennet de Goutel )

Garanto que neste espaço, terá o melhor do que eu aprendi com a minha mãe, Tereza, e o melhor de mim. Pois, "sou a melhor pessoa que consegui ser". Acredito que somos o melhor que conseguimos ser, de acordo com a história de cada um.

Todavia, isto não nos impede de querermos aprender sempre, então... compartilhe comigo!

Abraços, Lya Stella.

domingo, 15 de maio de 2011

Memórias de uma Gueixa

Sou simplesmente fascinada com a cultura oriental japonesa. Adoro tudo, da comida às artes, tradição, cultura, enfim, tudo.

Então, ler o livro "Memórias de uma Gueixa" foi muito prazeroso. Mergulhei em uma parte do universo cultural japonês que se perdeu no tempo, mas que ainda exerce um fascínio para os que, como eu, gostam das tradições deste povo.

Recomendo a leitura. Há pontos que para nós, ocidentais, parecerão bem estranhos e difíceis de compreender. Contudo, vale lembrar que, por outro lado, alguns de nossos hábitos também não são de fácil assimilação para os orientais. O importante é entender a diversidade e se deixar levar por este romance tão delicado e ao mesmo tempo forte, e que tomou conta dos meus dias. Não tenho pretensão de ser crítica de literatura, ao contrário, posto aqui a visão de uma leitora que não domina o universo literário, mas que pode expressar o seu gosto.

O que ficou dessa leitura é que somos a mistura de tudo o que passamos e de todos os que passaram e passam por nossas vidas. Por isso, a beleza da vida está nessa nuance de misturas, uma vez que somos um pouco das pessoas que convivemos, assim como nos doamos um pouco pelo caminho.

Este livro me mostrou que não há individualidade completa, já que, muito de nós vem do que tiramos de bom ou de mal das pessoas que passam por nossa vida. Iniciamos nossa jornada como uma tela em branco, mas as tintas de nossa obra nos são dadas a partir dos outros que encontramos em nossa jornada, e perceber tal fato é o que nos fará nos compreendermos melhor, bem como ao próximo.


Deixo aqui minha dica de leitura, para os que se interessarem pelo deleite desta arte. Além do livro, o filme homônimo também é uma boa pedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário