Este é um blog livre, terá um pouco de tudo. E esse tudo, terá: receitas, pensamentos, fotos, impressões da filha da Tereza.

"Devemos apreender o melhor dos outros e dar o melhor de nós mesmos." ( Geneviève Hennet de Goutel )

Garanto que neste espaço, terá o melhor do que eu aprendi com a minha mãe, Tereza, e o melhor de mim. Pois, "sou a melhor pessoa que consegui ser". Acredito que somos o melhor que conseguimos ser, de acordo com a história de cada um.

Todavia, isto não nos impede de querermos aprender sempre, então... compartilhe comigo!

Abraços, Lya Stella.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Coisas de Avó

Não fui uma criança que teve a felicidade de ter a vida "adoçada" pela companhia de uma avó. O mais engraçado é que, mesmo não tendo tal oportunidade, algumas coisas me recordam a figura da vovó, da qual "sinto" grande falta.

O bolo "Toalha Felpuda" é uma dessas sensações, de que é "coisa de avó". Quem sabe não sinto isso pela possibilidade de um dia vir a ser vovó (mesmo nem sendo mãe, ainda)?

Bom, sempre quando penso em aconchegar alguém ou até a mim mesma com o gosto das "mães com açúcar", segundo dizem sobre as avós, eu faço essa receita, que, mesmo "batida", considero essencial nos cadernos de todas as cozinheiras. Segue abaixo a receita que faço:

Toalha Felpuda:

Ingredientes:

  • 5 ovos (em neve)
  • 250g de margarina (sem sal)
  • 3 xícaras de açúcar
  • 1 vidro de leite de côco
  • a mesma medida do vidro de leite de côco de leite de vaca
  • 4 xícaras de trigo peneirado
  • 1/2 xícara de fécula de batata
  • 1 colher de fermento Royal
Modo de Fazer:

Bater bem o açúcar com a margarina, juntar as gemas, o leite de côco e o leite de vaca. Acrescentar os demais ingredientes. Por fim, as claras em neve.

Cobertura:

Em uma panela, colocar 1 xícara de açúcar, 1 e 1/2 xícara de água e 1 pacote de 100g de côco ralado (Flococo).
Colocar a água para ferver com o açúcar e quando ficar em ponto de calda acrescentar o côco ralado. Pôr sobre o bolo ainda quente e cortá-lo frio. Depois, é só aproveitar.

Um comentário: