Almoço de Dia das Mães by Roberto |
O Dia das Mães remonta dos idos do século XX, e decorreu em virtude de uma filha, a norte-americana Anna Jarvis, que havia perdido sua mãe e que sofria muito por isso. Suas amigas resolveram eternizar a memória da mãe dela, comemorando com uma festa. Tal festa, por vontade da própria Anna, passou a ser estendida para todas as mães e a data, 9 de maio, foi oficializada pelo presidente americano da época, Woodrow Wilson.
Tal comemoração acabou chegando também ao Brasil, em 1932, com o presidente Getúlio Vargas, que oficializou a data no segundo domingo de maio.
Sempre ouvi dizer que esta data não teve como nobre motivo o de parabenizar as mães, e, sim, de movimentar o comércio em meses do ano que não havia grandes demandas em vendas.
Independente do real motivo, as homenagens ocorrem em vários países, alguns com datas distintas, todavia, com o mesmo sentido de reverenciar as mulheres que geram vidas e se doam para os seres gerados com um despreendimento e devoção que sensibiliza os mais duros de coração.
Acho que nem preciso dizer o quanto a minha mãe é importante pra mim. Esse blog, e o seu nome, já revelam o quanto me orgulho por ser filha dela!
Hoje a homenagem, pela data formal, foi por meio de um almoço que meu esposo fez com todo carinho para ela, e a sobremesa que eu fiz para celebrar o evento.
O cardápio foi churrasco no estilo argentino, com direito a chimichurri e tudo! Acompanhando vinho, argentino também, batata ao forno, que peguei a receita no blog Panelaterapia, http://www.panelaterapia.com/.
A sobremesa foi um sorvete de limão, feito por mim, que posto a receita abaixo.
SORVETE DE LIMÃO:
Ingredientes:
- 4 ovos (claras em neve);
- 3 xícaras e 1/2 de açúcar;
- 1/2 xícara de suco de limão;
- raspas de 1 limão;
- 1/2 colher de chá de essência da baunilha;
- 700g de creme de mesa batido (nata, para os que não conhecem a designação "creme de mesa");
- Bater as claras em neve (bem duro);
- Bater as gemas com o açúcar, bem batidas, e depois acrescentar os demais ingredientes (suco de limão, raspas e baunilha);
- Misturar as gemas e os demais ingredientes com as claras e a nata batida, suavemente.
- Para poder desenformar o sorvete, utilizar forma de fundo removível, untada e polvilhada com farinha de biscoito maizena. Congelador e bom apetite!
Sobremesa by Filha da Tereza |
Tereza em seu dia. |
Oi amiga!
ResponderExcluirValeu!! Vc é cultura pura, eu não sabia da história real (dia das mães).
Eu sempre vi em vc esse amor verdadeiro e lindo e acho que isso faz uma reflexão em muitas pessoas. Parabéns e um beijo especial para Tereza que teve a Lya.
Obrigada vc pelo carinho e atenção! Bjoos.
ResponderExcluir