Este é um blog livre, terá um pouco de tudo. E esse tudo, terá: receitas, pensamentos, fotos, impressões da filha da Tereza.

"Devemos apreender o melhor dos outros e dar o melhor de nós mesmos." ( Geneviève Hennet de Goutel )

Garanto que neste espaço, terá o melhor do que eu aprendi com a minha mãe, Tereza, e o melhor de mim. Pois, "sou a melhor pessoa que consegui ser". Acredito que somos o melhor que conseguimos ser, de acordo com a história de cada um.

Todavia, isto não nos impede de querermos aprender sempre, então... compartilhe comigo!

Abraços, Lya Stella.

domingo, 8 de maio de 2011

Dia das Mães

Almoço de Dia das Mães by Roberto

  O Dia das Mães remonta dos idos do século XX, e decorreu em virtude de uma filha, a norte-americana Anna Jarvis, que havia perdido sua mãe e que sofria muito por isso. Suas amigas resolveram eternizar a memória da mãe dela, comemorando com uma festa. Tal festa, por vontade da própria Anna, passou a ser estendida para todas as mães e a data, 9 de maio, foi oficializada pelo presidente americano da época, Woodrow Wilson.

Tal comemoração acabou chegando também ao Brasil, em 1932, com o presidente Getúlio Vargas, que oficializou a data no segundo domingo de maio.

Sempre ouvi dizer que esta data não teve como nobre motivo o de parabenizar as mães, e, sim, de movimentar o comércio em meses do ano que não havia grandes demandas em vendas.
Independente do real motivo, as homenagens ocorrem em vários países, alguns com datas distintas, todavia, com o mesmo sentido de reverenciar as mulheres que geram vidas e se doam para os seres gerados com um despreendimento e devoção que sensibiliza os mais duros de coração.

Acho que nem preciso dizer o quanto a minha mãe é importante pra mim. Esse blog, e o seu nome, já revelam o quanto me orgulho por ser filha dela!

Hoje a homenagem, pela data formal, foi por meio de um almoço que meu esposo fez com todo carinho para ela, e a sobremesa que eu fiz para celebrar o evento.

O cardápio foi churrasco no estilo argentino, com direito a chimichurri e tudo! Acompanhando vinho, argentino também, batata ao forno, que peguei a receita no blog Panelaterapia, http://www.panelaterapia.com/.

A sobremesa foi um sorvete de limão, feito por mim, que posto a receita abaixo.

SORVETE DE LIMÃO:
Ingredientes:
  • 4 ovos (claras em neve);
  • 3 xícaras e 1/2 de açúcar;
  • 1/2 xícara de suco de limão;
  • raspas de 1 limão;
  • 1/2 colher de chá de essência da baunilha;
  • 700g de creme de mesa batido (nata, para os que não conhecem a designação "creme de mesa");
Modo de Fazer:
  1. Bater as claras em neve (bem duro);
  2. Bater as gemas com o açúcar, bem batidas, e depois acrescentar os demais ingredientes (suco de limão, raspas e baunilha);
  3. Misturar as gemas e os demais ingredientes com as claras e a nata batida, suavemente.
  4. Para poder desenformar o sorvete, utilizar forma de fundo removível, untada e polvilhada com farinha de biscoito maizena. Congelador e bom apetite!
Termino este post deixando um grande e afetuoso beijo para minha mamãe, Tereza, e para todas as mães pelo seu dia oficial!
                                                                                                   


Sobremesa by Filha da Tereza
Tereza em seu dia.


2 comentários:

  1. Oi amiga!
    Valeu!! Vc é cultura pura, eu não sabia da história real (dia das mães).
    Eu sempre vi em vc esse amor verdadeiro e lindo e acho que isso faz uma reflexão em muitas pessoas. Parabéns e um beijo especial para Tereza que teve a Lya.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada vc pelo carinho e atenção! Bjoos.

    ResponderExcluir