Este é um blog livre, terá um pouco de tudo. E esse tudo, terá: receitas, pensamentos, fotos, impressões da filha da Tereza.

"Devemos apreender o melhor dos outros e dar o melhor de nós mesmos." ( Geneviève Hennet de Goutel )

Garanto que neste espaço, terá o melhor do que eu aprendi com a minha mãe, Tereza, e o melhor de mim. Pois, "sou a melhor pessoa que consegui ser". Acredito que somos o melhor que conseguimos ser, de acordo com a história de cada um.

Todavia, isto não nos impede de querermos aprender sempre, então... compartilhe comigo!

Abraços, Lya Stella.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Pequenos Gestos de Amor

Estou relendo um livro de que gostei muito: "Pequenos gestos de Amor", de Piero Gribaudi.
A cada releitura de uma obra percebo algo novo, e, desta vez, talvez pela maturidade, percebo o quanto é necessário que cultivemos o amor por nós mesmos, mas, acima de tudo, para com o próximo!
E o próximo não são os que me são caros, pelo contrário, um gesto da amor Cristão deve ser dado aos desconhecidos, aos que não entendemos bem, aos que não contam com o nosso bem querer.
Tal prática, penosa, deve ser nosso exercício de Fé na transformação social. Esta transformação não é a dos outros, mas nossa, para com o outro e a vida, sendo mais amorosos conosco, não exigindo demais de terceiros e espalhando "pequenos gestos de amor", transformamo dias comuns, problemas e o mau humor em uma "onda" de amizade.
Precisamos amar mais, e amar é compreender, surpreender, ser suave e manso. Atualmente, ninguém quer ser manso, todos querem ter "atitude", "gênio forte", sendo que com a força nada vem de forma tranquila.
Custei muito a compreender que, como diz a minha mãe Tereza, que não é com "vinagre que se pega a abelha, e, sim, com mel"!
"Ser suave para ser querida, amar mais que ser amada, pois é ofertando que se receberá". Então, relembrando esta frase, ofereço este post de reflexão.
Segue, também, uma lista de "pequenos gestos de amor", que consta no livro que comentei e que espero, assim como ocorreu comigo, quem vier a ler este post sinta-se estimulado a amar sem olhar a quem!
Com amor, Lya.
PEQUENOS GESTOS DE AMOR:
  • Emprestar algo - tem 4 resultados possíveis e 3 são negativas: o que é devolvido volta, ou intacto, ou estragado ou não recuperamos mais ou nos é pedido de volta. De qualquer forma, emprestar algo, sempre é um sinal de grande magnanimidade e desprendimento (prática que devemos exercer com maior frequência);
  • Conciliar humores - pequenos ajustes de humor, pequenos gestos de amor! Principalmente para o mal humorado, rsrs.
  • Bravo, Bravíssimo - falar um "Bravo!" a quem merece. aquele grão de gratuidade, único a dar à ação humana a sua beleza e característica, ainda que a ação seja insignificante. Porque não exaltar o lado bom do outro em vez de achar apenas os defeitos?
  • Atender ao telefone sorrindo, faz com que a pessoa do outro lado da linha sinta a boa energia que vem de você! Pequeno gesto de amor, que faz uma grande diferença para quem ouve! Experiência própria!
  • Gestos de amor microscópicos. Como se houvesse um "duende mágico"! Exemplos: colocar um chocolate na gaveta do marido, uma borracha nova no estojo do filho, um frasquinho de perfume na penteadeira da irmã. Um bilhetinho para uma amiga para dar ânimo, apontar um lápis para um colega de trabalho, trocar o galão de água da casa dos avós.
  • Rezar por quem nos quer bem e também para o contrário é uma forma de amar e quem sabe até desfazer dissabores!

PS: As notas em vermelho são as minhas opiniões e dicas, inspiradas no texto do autor. Acima, segue a foto do livro e de um chaveiro de cupcake de crochet, pequeno gesto de amor que recebi de minha vizinha e amiga, D. Florimar, que possui um blog, Patch Flor, com seus trabalhos lindos, cujo endereço é o seguinte: http://patchflor.blogspot.com/.

domingo, 13 de março de 2011

Lugar de homem é na cozinha!

Uma das coisas de que mais gosto no avanço das sociedades é o fato de que certos estigmas estão sendo derrubados, como, por exemplo, de homem não cozinhar. Atualmente, creio eu, e isso sem machismo algum, os homens têm mostrado maior êxito que nós, mulheres, nessa arte.
Como já mencionei em outra postagem, estou engatinhando na culinária. Minha mãe, Dona Tereza, não foi uma grande incentivadora nesta área (embora cozinhe muito bem, isso não é corujice de filha), sempre temendo que o meu foco principal, o estudo, fosse deixado de lado. Assim, quando me casei, contei com um superintensivo de culinária que ela me deu, e também com a ajuda do meu marido. rsrs
Isso mesmo, meu marido sabia cozinhar melhor do que eu quando me casei! Devo a ele muitas aulas de culinária, apoio e paciência nos meus primeiros meses "pilotando o fogão".
Então, hoje posto uma das especialidades do "chef de cuisine" que tenho em casa, rsrs, o risoto de camarão do meu marido!
Risoto de Camarão by genro da Tereza:
Ingredientes
Para o risoto:
- 400 gr de arroz para risoto, tipo arbóreo;
- 500 gr de camarão médio limpo;
- camarões pistola para decorar (entre dois e quatro por prato);
- 1 cebola média;
- 1 copo de vinho branco seco de boa qualidade (quanto melhor o vinho, melhor o risoto);
- 100 gr de manteiga sem sal;
- um maço de ciboullete (cebolinha francesa);
- uma colher de sopa (rasa) de páprica doce;
- 200 gr de queijo mascarpone (ou queijo cremoso, da marca Filadelphia, mais barato);
- 300 gr de queijo parmesão ralado;
- sal e pimenta do reino.
Para o caldo:
- cascas, cabeça e rabo de camarão;
- ramos de alecrim
- folhas de louro.
Para fazer o caldo, encha uma panela com 2 litros de água. Junte as cascas, os rabos e cabeças de camarão, os ramos de alecrim e as folhas de louro. Deixe ferver até reduzir para 1 litro, aproximadamente. Coe o caldo, passando para outra panela e mantenha-o aquecido, quase em ponto de fervura.
Frite os camarões antecipadamente, em uma panela bem quente, com manteiga e azeite de oliva, por cerca de 20 a 30 segundos cada lado, tirando-os da frigideira logo em seguida. Eles parecerão crus, mas essa dica é preciosa para que não fiquem borrachudos, já que, mesmo fora da panela, manterão calor para chegar ao ponto correto de cozimento. Frite os camarões médios em pequenas porções, pois, caso contrário, juntará muita água na panela.
A ideia do risoto é simples: é um processo em que o caldo vai sendo adicionado ao arroz, em conchas, uma por vez. Quando evapora a água, torna-se a colocar outra concha, e assim por diante. Não se deve deixar de mexer.
Comece o risoto fritando a cebola em um pouco de manteiga e azeite de oliva. Quando estiverem transparentes, junte o arroz. Refogue ligeiramente e acrescente o vinho branco, sempre mexendo. Quando evaporar, continue o processo, agora com o caldo de camarão.
Quando perceber que está próximo de ficar pronto (o arroz chega ao ponto de "al dente"), acrescente uma última concha de água. Antes do caldo evaporar (ou seja, diferentemente das vezes anteriores, você deixará um pouco de água), junte o queijo cremoso e o parmesão. Mexa um pouco, até que se incorporem ao risoto, junte a páprica, os camarões médios fritos e a cebolinha, picada finamente. Acrescente pimenta do reino e corrija o sal. Por fim, coloque a manteiga, gelada e cortada em cubos, o que dará brilho e cremosidade ao risoto.
Coloque as porções nos pratos, acomode os camarões pistola no topo e decore com duas cebolinhas.
Serve quatro pessoas.
Sirva com um vinho branco da uva chardonnay, brasileiro, chileno ou argentino, que são bons e acessíveis para nós.
Bom apetite.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Sites de Compras Coletivas

Os sites de compras coletivas viraram febre de uns tempos para cá. Como não podia deixar de ser, afinal, produto bom e com preço barato, tal novidade também virou febre aqui em casa. As ofertas que mais agradam a mim e ao meu marido são as "alimentícias", como bons apreciadores que somos dos prazeres da mesa. Assim, podemos aproveitar da boa culinária por preços às vezes módicos, sem perder a qualidade, bem como, ainda, aproveitamos tais pechinchas para alimentar o romance. Isso mesmo, o romance, afinal vamos a restaurantes ou pegamos "comidinhas" para serem apreciadas no lar, que já geram uma ida à locadora e vários abracinhos embaixo das cobertas! ai, ai..rs! Voltando ao tema, acho que esses sites promovem uma democratização de serviços que, até então, eram possíveis para um público mais "seleto". Agora, em virtude dessa "expansão de maior número de vendas pelo menor preço", várias pessoas podem fazer massagens, viagens, tratamentos de beleza, etc, com a qualidade que gostariam, contudo, pelo preço que podem pagar! Bom, nesses momentos gosto muitooo do capitalismo! =) Contudo, as promoções devem ser analisadas com bom senso. Senão, perdem o sentido, que é a economia. Portanto, para você ter o êxito neste mercado, o correto é verificar a credibilidade do site. Mesmo com pouco tempo no mercado, alguns, que foram os pioneiros, são mais confiáveis que outros, que iniciaram seus serviços em virtude da mania. A oferta e o fornecedor que estão sendo mostrados no site é outro ponto de análise. Afinal, consumir um produto de um fornecedor que você não conhece, não sabe se o produto oferecido é de qualidade ou se o produto fora do mercado virtual não tem reclamações, poderá facilitar em casos de eventuais problemas na hora de fazer valer seu direito de consumidor.
É importante verificar as ofertas quanto ao que você está adquirindo, prazo para consumo, dias em que o estabelecimento permite o uso pelos consumidores do site, o que está sendo disponibilizado de serviço de fato pelo preço que pagou, se haverá ou não adicional a ser cobrado no dia do consumo, são outros detalhes para que a compra virtual não seja uma decepção.
A localização do estabelecimento da oferta é uma outra dica preciosa, afinal, o que adiantará a "pechincha" de compra se para apreciá-la você precisará de um tanque de gasolina inteiro para pegar o produto? rs. Ao invés de economia, você estará tento um despesa extra e, muitas vezes, desnecessária!
Outro ponto a ser analisado é na hora do consumo. Fez a compra, está com o voucher em mãos, programe-se o quanto antes, pois você não foi o único consumidor a validar a compra da oferta.
Essas são pequenas dicas para que suas compras coletivas não se tornem uma "furada"! rsrs
Coloquei a foto de uma das ofertas que apreciamos aqui em casa! rsrs
E mais a lista de alguns sites de compras coletivas:

Bjooos.

domingo, 6 de março de 2011

Bom Carnaval a todos!

Recebi esse email de uma amiga querida. Repasso desejando a todos um ótimo carnaval! "A vida é curta, quebre regras, perdoe rapidamente, beije lentamente, ame de verdade, ria descontroladamente e nunca pare de sorrir, por mais estranho que seja o motivo. E lembre-se que não há prazer sem riscos. A vida pode não ser a festa que esperávamos, mas uma vez que estamos aqui temos que comemorar!!! Um grande copo de água (?) e um brinde! Viva a vida!!!" É isso ai, vamos aproveitar, pois a velhice chega a todos que estão vivos! rs PS: AS IMAGENS ABAIXO SÓ PODEM SER VISTAS PARA OS QUE TEM CORAÇÃO FORTE!rs BARBIE COM 50 ANOS PIU PIU COM 60 ANOS
SUPERMAN
THOR
HULK
BATMAN E ROBIN
SPIDERMAN

sexta-feira, 4 de março de 2011

Bolo para o Café da Manhã

Quando casamos, aprendemos a conviver com hábitos, na grande maioria, distintos dos quais fomos criados. Comigo foi assim. Meu marido tem o hábito familiar de comer bolo diferente a cada semana. Já na casa em que fui criada, durante minha infância tal quitute somente era feito em datas comemorativas (normalmente aniversários). Assim, estranhei, inicialmente, ter que fazer um bolo por semana logo após nossas bodas. Contudo, agora, com quase quatro anos de casada, esse "ritual" já é uma prática que faz parte da rotina do meu lar. Então, posto hoje uma das receitas que faço para agradar ao meu marido. É um bolo simples, sem recheio e que agradará aos amantes do nosso tradicional cafezinho, já que será um bom acompanhamento para este momento. Segue abaixo a receita, que foi retirada do livro "O Grande Livro de Receitas de Cláudia": Bolo Para o Café da Manhã Ingredientes:
  • manteiga para untar;
  • 4 ovos (clara e gema separadas);
  • 1 xícara de manteiga;
  • 1 xícara e 1/2 de açúcar;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 1/3 de xícara de leite.

Modo de Fazer:

Na batedeira, bata as claras até formar picos firmes. Reserve. Em outra tigela, junte a manteiga, o açúcar e as gemas e bata bem. Adicione a farinha de trigo misturada com o fermento em pó alternando com o leite. Bata até obter um creme liso. Junte as claras reservadas e misture com cuidado. Coloque a massa na fôrma preparada e leve ao fono por 35 minutos, ou até que, ao enfiar um palito no centro, ele saia seco. Deixe amornar. Desenforme e sirva.

Rendimento: 15 porções.

Dica: Preaqueça o forno (200ºC). Unte com manteiga 1 forma (buraco no meio) de 25 cm de diâmetro.

Bon appétit! Amusez-vous!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Unhas, faça você mesma!

Acho que todas as mulheres gostam de estar sempre bonitas e apresentáveis. Contudo, sei que ter dinheiro faz a diferença para que a boa apresentação ocorra.
Pensando nisso, e também porque não é sempre que temos o "dimdim" sobrando na carteira, para poder nos dar esse mimo é que posto como devemos fazer pra ficarmos com as mãos bonitas em qualquer situação.
Antes de tudo, temos que ter os seguintes produtos para nos auxiliar:
  • alicate de cutícula (para retirar o excesso de cutículas);
  • alicade de unha ou tesoura pequena (para cortar as unhas);
  • lixas de unha;
  • separador de dedos (para os pés) ;
  • espátula para empurrar a cutícula;
  • base para as unhas;
  • oléo secante;
  • esmaltes, de acordo com o gosto pessoal;
  • creme para as mãos;
  • removedor de esmaltes;
  • algodão;
  • polidor de unha;
  • pauzinho de laranjeira (ajuda na hora da limpeza do esmalte).

Esses seriam os materiais básicos para que, mesmo sozinhas, possamos deixar nossas mãos bonitas. Atualmente tenho usado, e gosto bastante, aquele kit que em alguns salões de beleza utilizam, e que é encontrado em casas de cosméticos.

O kit, é composto de lixa de unha, pauzinho de laranjeira e uma luva (ou meia, se para os pés) de plástico com creme dentro. Segundo consta nas embalagens destes kits, o creme é um emoliente profissional, com sistema de proteção anti-germes, com pó hemostático (bom para cicatrizar os famosos "bifes"), carga de cálcio e queratina (para fortalecer as unhas), bem como, ainda, na composição há polímero fixador de esmaltes.

Se tem tudo isso e faz tudo o que promete, sinceramente não sei, mas gosto da praticidade, higiene e do cheirinho e a hidratação que deixa em minhas mãos!

Seguem os passos para você fazer suas unhas sozinha:

  1. Retirar o esmalte antigo com algodão e removedor;
  2. Lixar as unhas com o formato que mais lhe agradar (redondo ou quadro e curto ou longo);
  3. Essa seria a hora de lançar mão das luvas do kit, mas, caso não tenha em casa, utilizar o bom e velho potinho com água quente e um pouco de creme dentro, pois te auxiliará a amolecer a cutícula (afinal, você está em casa, e não será anti-higiênico);
  4. Depois de amolecida a cutícula, empurre-a com a espátula, que é o instrumento próprio para te auxiliar;
  5. Depois de empurrada, utilize o alicate para a cutícula para retirar o excesso que obteve quando da realização do passo número 4. Vale lembrar que o alicate será utilizado seguindo a linha da cutícula, que estará em relevo por ter sido empurrada, deixando claro que é somente o excesso que será retirado para não ter lesões e, consequentemente, contaminações;
  6. Depois de lixada e retirada a cutícula, é hora de passar o polidor de unha. Este é como uma lixa de unha, mas menos áspera, que auxilia a retirada de ondulações, bem como dá brilho para a base da unha, e preparando para a próxima etapa, que é a da base e da coloração;
  7. Nesta etapa, passa-se a base para as unhas de modo que cubra a unha em si e um pouco das bordas do dedo (aspecto borrado). Tal procedimento auxilia na hora da limpeza e retirada do excesso de esmalte;
  8. Depois da base, usa-se o esmalte de sua preferência. De preferência, utilizar "demãos" do esmalte para que a cor fique bem fixa, exceto se for esmalte do tipo "camada única";
  9. Agora é a hora da limpeza, que já deverá ter iniciando com o uso do pauzinho de laranjeira quando da pintura com o esmalte, fazendo bem o contorno da unha e, depois, com o uso do mesmo pauzinho enrolado em algodão embebecido em remover;
  10. Por fim, utiliza-se o óleo secante ou o extra brilho, que é uma dica para a duração do brilho do esmalte, exceto se não tiver optado pelo esmalte de efeito fosco (tendência que apareceu ano passado).

Você poderá utilizar, também, adesivos para decoração de unha.

Esta é a minha dica do dia, mas, caso você tenha a possibilidade de estar nas mãos de profissionais da beleza, vá e aproveite! Nada melhor do que ter acesso às coisas boas da vida!

Bjoooo.

terça-feira, 1 de março de 2011

Outra Teresa do meu coração

Tatuagem que fiz para homenagear minha mãe, Tereza, e Santa Teresa de Lisieux, a Santa Terezinha das Rosas.
Santa Teresa de Lisieux nasceu na frança e dedicou os 24 anos de sua existência na arte de amar Deus.
Sua passagem nesta vida foi marcada por intensas provações de Fé, Amor e Humildade.
Desde a doença em tenra idade, a perda da mãe, a dificuldade de sua entrada ao Carmelo, a morte do pai, todos estes fatos não diminuiram sua Fé e Amor ao Pai Celestial.
A entrada dela em minha vida foi na época do vestibular. Por intermédio da minha Tereza, mamãe, Teresa de Lisieux ou Santa Teresinha do Menino Jesus trouxe a Fé e a Coragem que faltavam para mim e minha mãe em nossa jornada para a minha aprovação no vestibular.
Depois deste começo, ela (Santa Teresa) fez e faz parte da minha vida e de minha mãe em nossos momentos de aflição, e da maneira doce e suave que fez parte de sua característica aqui na Terra ela nos acolhe, nos fazendo aceitar os desígnios do Pai, que sempre são sábios e, mesmo que distintos dos nossos desejos, são sempre o melhor para nós!
Afinal, Deus nos ama a ponto de proteger-nos de nós mesmos! Esse pensamento aprendi na leitura de um livro de orações da Fé Bahá´í, que em outra oportunidade comentarei neste blog.
Contudo, independentemente de religião, penso que Deus, em sua infinita misericórdia, traz espíritos especiais que vem até a Terra nos mostrar em vida sentimentos e vivências que devemos ter como norte para essa nossa existência e como luz ante a escuridão.
E Santa Teresa é isso para mim. Nas leituras que faço sobre sua biografia e os escritos que ela nos deixou, percebo que é muito simples Amar, bem como é algo a ser exercido por nós para que se torne constante em nosso viver.
Para quem tiver interesse em conhecê-la mais profundamente, coloco ainda o link da Canção Nova para o acesso às orações e o filme que tem sobre a vida dela:
O 3 de cada mês é dedicado como o dia de início para a sua Novena das Rosas. Segundo reza a tradição, a Santa mostra se quem reza receberá a graça por meio do recebimento de uma rosa, dentro dos nove dias da novena.
Sei que atualmente a prática afável de recebermos flores não é mais tão usual, contudo, tive provas que Santa Teresinha também se modernizou. rs. Recebi flores e rosas virtuais, por meio de e-mails. Já a minha mãe recebeu uma caixa de bombons em formato de rosas, e assim por diante. Dogma de fé? Pode ser, mas a Fé é exatamente isso, crer no que não podemos enxergar! Eu creio!
Segue a novena das rosas, por meio da qual já recebi algumas graças:
"Santíssima Trindade, Pai, Filho e Divino Espírito Santo, Vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de Vossa Serva Santa Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra. Pelos méritos de tão querida santinha, concedei a graça que ardentemente Vos peço (pedir a graça), se for conforme a Vossa Santíssima Vontade e para a salvação de minha alma.
Ajudai a minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez vossa promessa de ninguém vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida.
Glória ao Pai (24 vezes)
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!
Ave - Maria
Pai Nosso".