Este é um blog livre, terá um pouco de tudo. E esse tudo, terá: receitas, pensamentos, fotos, impressões da filha da Tereza.

"Devemos apreender o melhor dos outros e dar o melhor de nós mesmos." ( Geneviève Hennet de Goutel )

Garanto que neste espaço, terá o melhor do que eu aprendi com a minha mãe, Tereza, e o melhor de mim. Pois, "sou a melhor pessoa que consegui ser". Acredito que somos o melhor que conseguimos ser, de acordo com a história de cada um.

Todavia, isto não nos impede de querermos aprender sempre, então... compartilhe comigo!

Abraços, Lya Stella.

domingo, 14 de agosto de 2011

Dia do Advogado

No dia 11 de agosto, foi comemorado o Dia dos Cursos Jurídicos. Pois é, eu também pensava que era o Dia dos Advogados - como ficou mais comumente conhecido -, que tem como padroeiro Santo Ivo.  Ainda bem que há um Santo para interceder por mim e meus colegas, rs.

Brincadeiras à parte, segue um breve histórico desse defensor dos causídicos e a sua oração.

Ivo Hélory de Kermartin, Ivo de Tréguier ou Santo Ivo  foi frade. No dia 19 de maio comemora-se o seu dia.
Nascido na França, era possuidor de grande inteligência no estudo da Filosofia, da Teologia e do Direito. Ivo de Kermartin foi juiz do Tribunal Eclesiástico. Utilizou seus conhecimentos em tal função com imparcialidade, de forma conciliadora, desfazendo celeumas e se fazando respeitar até pelos que perdiam as causas por ele decidas.

Contudo, foi a defesa intransigente dos injustiçados e dos necessitados que lhe deu o título de advogado dos pobres, nominação que continuou merecendo ao se tornar sacerdote e ao construir um hospital, onde cuidava dos doentes com as suas próprias mãos.



Oração a Santo Ivo

Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da caridade e defensor intrépido da justiça, vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar maravilhosamente os postulados, a justiça e o imperativo do amor cristão, assisti, iluminai, fortalecei a classe jurídica, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do Direito, para que nos seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da eqüidade e da retidão. Amem eles a justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam e amparem os fracos e desprotegidos, para que, propostos todos interesses subalternos e toda afeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as forças a injustiça e do mal. Olhai também para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar os vossos exemplos e imitar as vossas virtudes. Exercei junto ao trono de Deus vossa missão de advogado e protetor nosso, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do vosso poderoso Patrocínio. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário